PESQUISA - O pesquisador e engenheiro agrônomo Reinaldo José Rodella, em 2003, no município de Piracicaba, interior de São Paulo, realizou com a sua equipe, uma série de pesquisas utilizando o vinagre diluído na água, onde as larvas dos mosquitos estão depositadas.
Rodella relatou as suas experiências de forma precisa, produzindo um vasto material técnico, descrevendo através de ensaios estatísticos variados a eficiência do vinagre para a eliminação das larvas do Aedes. O pesquisador explica que usou-se vinagre diluído em água, em concentrações variadas, a fim de se testar o efeito do ácido acético, contido no vinagre, sobre as larvas do mosquito. "Os resultados indicaram que a partir de 5% de vinagre na água, todas as concentrações testadas foram letais para as larvas, constantando-se ainda um efeito residual de oito dias". explica o pesquisador.
USO DO VINAGRE - Na prática, Rodella resume como se pode acabar com as larvas do mosquito da dengue: uma colher de sopa de vinagre jogada na água, depositada em vasos, panelas, pneus, garrafas ou outros locais de proliferação, em três ou quatro horas, provoca a erradicação completa das larvas.
O pesquisador frisa que o vinagre é um produto de baixíssimo custo (no mercado em embalagem de 750 ml pode ser encontrado em torno de R$ 1,00 a R$ 2,00) e sem nenhuma contra-indicação de nocividade à população.
ELIMINAÇÃO DAS LARVAS - A explicação para a eficiência do ácido acético na eliminação dfas larvas também é bem simples: as larvas do Aedes alimentam-se de bactérias, fungos, protozoários, detritos orgânicos animais ou vegetais, além de sais minerais e outras substâncias presentes na água. Tais alimentos são atraídos para a abertura oral da larva, graças aos movimentos das escovas ali implantadas e assim formam-se correntes aquáticas que arrastam as várias partículas para o orifício bucal e daí ao tubo digestivo. Não existe nenhuma evidência da existência de qualquer processo seletivo de alimentos. Dessa forma, o vinagre diluído na água confere ao ambiente aquático um caráter ácido, provocando no trato digestivo da larva danos, que levam à sua eliminação. Essa ação do vinagre independe dos estágios da larva do mosquito.
CAMPANHA - Na sua campanha de divulgação a Anav explica que o vinagre, produto bastante popular e barato é produzido em todo o País e portanto pode se tornar a solução mais eficiente para eliminação das larvas do mosquito causador da dengue. O segmento das indústrias de vinagre, que congrega cerca de 30 empresas distribuídas em todo o Brasil, responde por uma produção anual em torno de 175 milhões de litros do produto para uso doméstico. A Anav afirma que o setor está preparado para atender uma demanda maior do mercado.
Peguei essa materia nesse site aqui --> www.vinagrecontradengue.com.br --> lá tem mais explicações, vale a pena conferir.